luana souza silva. Tecnologia do Blogger.
RSS

"Lembrai-vos da mulher de Ló"


 exemplo a nao ser seguido: (Lucas 17. 32)

Se pedirmos que as pessoas citem os nomes de mulheres da Bíblia que mais marcaram as suas vidas, ou que são mais conhecidas, com certeza ouviremos os nomes de mulheres valorosas como Sara, Ana, Rebeca, Débora, Ester, Rute, Noemi, Maria Madalena, Maria- mãe de Jesus, Salomé, Dorcas, e de muitas outras. Mas com certeza, de pronto não lembrariam da mulher de Ló, embora neste trecho de Lucas onde fala sobre a sua vinda, Jesus mencione esta mulher e ainda, use o imperativo "lembrai-vos" da mulher de Ló.
Alguns afirmam que a ordem de louvar a Maria- mãe de Jesus-homem está explícita na Bíblia, o que não procede. Porém a ordem explícita na Bíblia, vinda da boca de Jesus filho do carpinteiro é que tivessem o cuidado de não se esquecerem do exemplo da mulher de Ló. Então alguns dizem: "Mas, para quê lembrar dela, se ela não nos deixou bom exemplo?" E é justamente esta a razão pela qual Jesus quer que nos lembremos dela, pelo seu mau exemplo; não para seguí-lo, mas para evitarmos cairmos no mesmo erro que ela caiu , pelo qual recebeu imediata recompensa.

Havia tanta corrupção em Sodoma e em Gomorra que o cálice da ira de Deus transbordou e Ele determinou a execução da sua Santa Justiça sobre aquelas cidades, permitindo, pela sua misericórdia e pela intercessão de Abraão, que Ló, suas duas filhas e a sua esposa fossem tirados dali às presas pela mão de um anjo.
Na nossa vida atual, não temos noção do quanto nossas atitudes irão refletir na nossa eternidade. Há um ditado popular que diz: "Aqui se faz, aqui se paga", outro ditado diz ainda: "Quem planta, colhe.", porém, vale lembrarmos que, além de já colhermos aqui consequências do pecado de Adão no Édem e também dos nossos próprios erros, ainda haverá a eternidade, que significa um tempo sem fim, no qual alguns gozarão da eterna presença do Senhor Jesus, e outros, infelizmente, sofrerão juntamente com o Diabo no fogo eterno. E para termos certeza de onde estaremos nesse tempo, precisamos ter sido salvos pelo Senhor Jesus ainda em vida; pois depois da morte, segue-se apenas o dia do Juízo final.
 O exemplo da mulher de Ló é um destes exemplos a não serem seguidos, pois no momento em que Deus estendeu a sua mão de misericórdia para livrá-la da destruição, ela preferiu ceder ao seu próprio impulso e ficar para trás.
Vejamos qual o exemplo que temos da mulher de Ló:
1.             Não guardou (não obedeceu) ao que Deus havia ordenado (Gn 19.17)
2.             Saiu de Sodoma, mas o seu coração ainda ficou lá (Gn 19.26)
3.             Faltou-lhe Fé e Esperança (I Co 15.19)
4.             Não olhou para o objetivo (Hb 12.1-2)
5.             Não deu o devido valor à misericórdia que Deus dispensou em seu favor (Gn19.16; Ef 2.8-9)
Algo não menos importante a observarmos nesta passagem é o exemplo de três pessoas que iam correndo com aquela mulher saíndo de Sodoma. Ló e suas filhas com certeza perceberam que ela havia ficado para trás, mas não hesitaram, prosseguiram olhando firmemente para a frente. Não podemos deixar passar o exemplo destas três pessoas, pois quantas vezes quando vemos outros ao nosso redor enfraquecer na caminhada cristã, somos tentados a parar também e a ficar à beira do caminho, respondendo a uma falsa e maléfica; solidariedade. Ao contrário, devemos nos firmar cada vez mais no Senhor, para que, por meio de nós, Ele venha fortalecer e encorajar a muitos a que olhem para a frente, até que Ele volte. Pois "A verdadeira solidariedade cristã não é aquela que me leva a desfalecer junto com a outra pessoa, mas é aquela onde me fortaleço em Deus para conseguir lançar uma corda e tirá-la do buraco."


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carta de uma amiga:


Sou filha de pastor e nasci em um berço evangélico. Sirvo a Deus na igreja com muito amor. Comecei a namorar faz uns 7 meses. Eu e meu namorado temos a convicção que devemos nos guardar até o casamento, porém, em alguns momentos ficamos muito “acesos”. Sempre depois desses momentos fico muito mal, mas tenho dificuldades de evitar esse tipo de situação. O que devo fazer?

Cara leitora, em primeiro lugar quero te dizer que você é um ser humano como qualquer outro. O fato de ser filha de pastor e ter algum cargo na igreja não te faz uma mulher super poderosa capaz de ser perfeita. Aquilo que você sente faz parte das emoções que Deus colocou dentro de cada um de nós. O problema é que essas “emoções” estão surgindo de uma forma errada e te prejudicando. E é justamente aqui que você precisa agir.
Creio que um dos pontos positivos é que você reconhece que a coisa está meio descontrolada. Isso já é meio caminho andado para sua vitória. Agora você precisa buscar os outros 50% para vencer essa situação que pode fazer desmoronar seu relacionamento com Deus e com seu namorado.
Vou te dar algumas dicas baseadas naquilo que já vivi e também em experiências de acampamentos e palestras que já assisti sobre o assunto. Espero que te ajude.
- Comecem a ter um momento de oração juntos todas as vezes que se encontrarem
Muitos acham que a oração atrapalha o “clima” do namoro. Mas é o contrário! Quando incluímos Deus no relacionamento ele ganha mais consistência e alicerce. Nos encontros com seu namorado, coloque um pequeno tempo de oração e orem pelos pedidos que têm e pela pureza do relacionamento de vocês. Você verá que isso fará muita diferença! Mas além de orar, é preciso também agir…
- Limite um pouco o tempo em que ficam totalmente a sós
Já dizia o velho ditado: “A ocasião faz o ladrão”. Ou seja, cuidado para não preparar ocasião para pecarem. Normalmente para ficarem “acesos” é preciso certo ambiente e tempo propícios para isso. É aqui que vocês precisam agir! Diminuam um pouco esse tempo que ficam a sós. Procurem ficar mais tempo junto a outras pessoas e fazendo atividades em conjunto com outros casais ou pessoas. Isso irá dificultar e muito a tentação de passarem dos limites nas carícias.
- Cuidado com os lugares
Os tipos de lugares que se freqüenta também pode facilitar o aumento da excitação de vocês. Procurem freqüentar lugares saudáveis e, de preferência, na companhia de outras pessoas. Isso não significa que vocês nunca poderão sair sozinhos a alguns lugares, mas significa que se vocês têm dificuldades de se controlarem quando estão sozinhos, precisam evitar ao máximo esses lugares. Avaliem o namoro de vocês e sejam sensíveis para não freqüentar lugares que vocês sabem que os prejudicarão. Lembrem-se que na hora certa vocês serão um do outro e terão liberdade de desfrutar das carícias dentro da vontade de Deus.
- Muita oração a sós com Deus
Um ditado muito verdadeiro é o que diz: “Se um não quer dois não brigam.” Se vocês tem esse problema de sempre estar “acesos” com muita facilidade, cada um deve orar a sós a Deus e pedir forças para ser resistente. A oração tem poder e molda o nosso coração. Quanto mais vocês colocarem essa questão diante de Deus, quanto mais ficarão fortalecidos e convencidos a fazer a coisa certa. Esse deve ser um objetivo de cada um em particular e também dos dois enquanto casal. Estando fortalecidos em suas convicções enquanto separados, certamente manterão enquanto juntos.
- Dedicação à obra de Deus
Continuem se dedicando muito a obra de Deus. Essa dedicação fortalece nosso espírito e acende a nossa responsabilidade de nos mantermos firmes e santos. Estejam envolvidos com a obra do Senhor, se dediquem a ela. Quando priorizamos o Senhor em nossas vidas, inclusive como casal, Deus acrescenta as outras coisas que temos necessidade, inclusive a força para sermos santos. (Mt 6. 33)
Para concluir deixo a vocês dois versículos que devem estar em suas mentes. No primeiro vemos que nenhuma situação está acima de nossas forças de resistência, ou seja, temos a força necessária, vinda de Deus, para vencermos.
“As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.” (1Co 10. 13)
No segundo vemos a velha e importante lição de Jesus. A lição de casa de cada um de nós:
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26. 41)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS